• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Tomografia Computadorizada CONE BEAM NA ORTODONTIA

E-mail Imprimir

Através de uma única aquisição no protocolo de face completa pela Tomografia Cone Beam pode ser realizada a reformatação dos arquivos nos planos axial, coronal, sagital, gerando todas as imagens necessárias para o estudo, diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico inclusive as imagens convencionais de cortes coronais panorâmicos e de telerradiografias sem distorções ou ampliações.

Pode ser realizada a reconstrução em 3D por volume das partes sólidas e translúcidas do crânio, permitindo a visualização de detalhes morfológicos inacessíveis na técnica convencional 2D.

A imagem tomográfica tem indicação indiscutível na Ortodontia pela possibilidade de avaliação da inserção radicular em relação à espessura/contorno do rebordo alveolar, imprescindível para definição dos limites da movimentação ortodôntica, sem riscos de fenestrações ou deiscências ósseas.

Também permite avaliar através de protocolos específicos, a morfologia dos elementos dentais, o posicionamento de elemento dental inerupto, a presença de patologias, reabsorções dentais ou ósseas, colaborando na definição de sítio de dispositivos de ancoragem temporária bem como na identificação de assimetrias do crânio.

O estudo das vias aéreas em 3D por transparência identifica o correto volume do espaço aéreo bem como indica a menor secção axial presente.

As imagens obtidas podem ser impressas em filme / papel fotográfico e gravadas em mídia digital para utilização em softwares diversos como o da Cefalometria Computadorizada.

 

 

Veja mais exemplos de Tomografias clicando AQUI

Voltar

 

Leia também

A tomografia Cone Beam permite a avaliação da anatomia da articulação temporomandibular em cortes sagitais e coronais com espessura de 1,0mm.

Diferente das imagens radiográficas convencionais, as estruturas sem interesse diagnóstico são removidas da área de interesse, resultando na visualização direta do contorno da ATM, sem sobreposições.

A reconstrução tridimensional expõe em detalhe a morfologia dos componentes ósseos das ATMs otimizando o entendimento da imagem dos cortes tomográficos.

Veja mais exemplos de Tomografias clicando AQUI