• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Informações ao Paciente

E-mail Imprimir
Durante a realização das tomadas radiográficas é obrigatório o uso de avental de chumbo para limitar  o efeito da radiação às regiões de interesse.
Não é permitida a permanência de acompanhante no momento do exame devido à sua exposição desnecessária  à  radiação. Caso seja imprescindível  a permanência do acompanhante,  este  deverá vestir  um avental de chumbo para sua própria proteção.
O paciente deve retirar todos os objetos metálicos como brincos, piercings, grampos de cabelo, próteses dentais removíveis,  antes da realização do exame radiográfico, pois estes objetos podem gerar imagens que irão interferir na região em análise.
Solicita-se que o paciente esteja em jejum alimentar por pelo menos 2 horas para evitar  desconforto ou náusea durante a moldadem dos arcos dentais.
Solicita-se o uso de vestimenta sem gola alta que cubra o pescoço bem como a retirada de brincos  e próteses dentais removíveis para a realização das fotografias extrabucais e intrabucais. O cabelo deve estar preso para que o contorno do pescoço e as orelhas apresentem visibilidade adequada.
Para o registro correto da  condição dental e gengival do paciente nas fotografias intrabucais é imprescindível  que o paciente esteja com os dentes livres de placa bacteriana ou detritos alimentares.  Para isso solicita-se a escovação  prévia dos dentes  e que o paciente traga sua  escova de dentes pois poderá ser solicitado nova  escovação.
Para a realização de fotos de corpo inteiro, onde será avaliada a postura do paciente, pede-se o uso de roupa de banho e que o cabelo apresente-se preso de forma a avaliar o contorno do pescoço.

CONVÊNIOS
As  Empresas de Saúde apresentam exigências que devem ser atendidas para cobertura de Exames Radiográficos, Tomografias  e de Documentação, que podem incluir, entre outras:
-avaliação da cobertura do exame  pelo tipo de plano contratado;
-apresentação da carteira  do paciente da empresa de saúde, dentro do prazo de validade;
-apresentação da  Carteira de Identidade do paciente  para confirmação da identificação;
-solicitação do exame em formulário próprio do profissional;
-presença de assinatura e do carimbo com número do CRO do profissional na requisição do exame;
-solicitação de autorização da empresa conveniada previamente ao exame;
-solicitação de autorização da empresa conveniada no momento do exame (on line).
Para seu conforto, informe-se  dos procedimentos necessários junto à  Central de Atendimento de cada Unidade, previamente ao exame.

TOMOGRAFIA CONE BEAM
A Tomografia Computadorizada Cone Beam é de fácil execução para todos os pacientes, desde os mais jovens até os de idade avançada.O exame é realizado sentado, sem que o paciente precise entrar  ou deitar na mesa de aquisição do equipamento como nos exames de Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada da área Médica, favorecendo pacientes claustrofóbicos. O paciente é orientado a remover próteses  dentais removíveis bem como objetos de adorno metálicos  ou prendedor de cabelo.
O conjunto tubo-receptor do aparelho realiza um único giro de 360 graus ao redor da cabeça do paciente, sem tocá-la em nenhum momento, num  curto tempo de aquisição (14 segundos, 26 segundos).
Depois deste giro o paciente é retirado da sala de exames e aguarda a  reconstrução da imagem no computador; o técnico avalia imediatamente a imagem liberando o paciente.
A Tomografia Computadorizada Cone Beam apresenta baixa dose de radiação, similar ao do Levantamento Completo Periapical.
ORIENTAÇÕES PARA DUPLO ESCANEAMENTO
Quando o Profissional solicita duplo escaneamento o paciente deverá portar no momento do exame um guia tomográfico e uma placa de mordida  previamente confeccionados no consultório dentário.
O paciente realizará a tomografia do arco dental selecionado  com o guia tomográfico , utilizando a placa de mordida para estabilidade do guia em posição intrabucal.
Num segundo momento, o técnico solicitará o guia tomográfico ao paciente para que seja feita nova aquisição desta vez somente do guia.
As imagens dicom do arco dental e do guia tomográfico serão posteriormente encaminhados para o Profissional para que se faça o planejamento virtual da cirurgia de implante.
 

Leia também

Radiografia Periapical:
Feita com a técnica do paralelismo, possibilita uma visão detalhada dos elementos dentais da região de incidência, espaço pericementário, lâmina dura e  tecido ósseo adjacente.
Entre outras indicações encontramos: pesquisa de cárie, sua extensão e comprometimento pulpar;  avaliação óssea do periápice dental;  avaliação do nível da crista óssea alveolar e tipo de reabsorção;  conhecimento da forma anatômica, número de raízes e condutos radiculares; avaliação das relações entre o germe dental e o elemento dental decíduo.

Leia mais...