• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Radiografias Extra-bucais

E-mail Imprimir

Radiografia Panorâmica :
O exame panorâmico é de fácil execução  e permite a avaliação do complexo maxilo-mandibular com reduzida dose de radiação. Como exame inicial ou de rotina, tem indicação em todas as especialidades da Odontologia.
Nesta incidência pode ser avaliada  a presença de agenesias, supranumerários, o desenvolvimento dos germes dentes presentes, a posição dos terceiros molares e de patologia do folículo pericoronário;  de cáries, próteses, restaurações, lesões no periápice;  reabsorções ósseas alveolares; posicionamento

do assoalho do seio maxilar, fossa nasal, condutos mandibulares e forames mentonianos com finalidade de implantes; de raízes residuais, fraturas ósseas, patologias.

Panorâmica convencional

Panorâmica convencional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Panorâmica convencional para implante: ampliação variável
É uma incidência panorâmica convencional onde a ampliação vertical gira em torno de 30%

 

Panorâmica convencional para implante: ampliação constante 25% (P11)
É uma incidência panorâmica convencional onde mantém-se constante uma ampliação de 25% na dimensão vertical.

 

Traçado para implante:
Indicado para estudo de colocação de implantes, é realizado sobre a incidência panorâmica convencional onde busca-se a medição das alturas ósseas disponíveis nas regiões receptoras de implantes, considerando-se a ampliação  vertical de 25% ou 30%.
Pode ser feito o traçado das estruturas anatômicas importantes da maxila e mandíbula bem como a  visualização de implantes nas regiões investigadas.

 

Telerradiografia Lateral:
É uma radiografia lateral do crânio onde a cabeça do paciente é posicionada perfeitamente em perfil através do cefalostato. Junto às estruturas ósseas do crânio também visualiza-se as partes moles do perfil.
Este procedimento é empregado principalmente na ortodontia e cirurgia maxilofacial. Sobre esta incidência são realizadas análises cefalométricas onde avalia-se o padrão dento-esquelético- facial e o crescimento do crânio e da face.
A análise cefalométrica de Rocabado utiliza a telerradiografia lateral com visualização da sétima vértebra cervical (C7).

 

Telerradiografia Frontal:
Nesta incidência busca-se examinar áreas no sentido póstero-anterior auxiliando junto com outras radiografias na localização de áreas patológicas, fraturas mandibulares, agulhas fraturadas, dentes inclusos, etc.
Tem procedimento similar ao da Telerradiografia lateral quando o paciente é posicionado de forma frontal ao cefalostato. A análise cefalométrica frontal de Ricketts avalia a simetria facial.

 

Telerradiografia 45º D e E:
De procedimento similar ao da Telerradiografia lateral, esta incidência permite a medida dos diâmetros mésio-distais dos germes dentários de caninos e pré-molares inferiores para análise do espaço requerido.

 

Radiografia de Mão e Punho (Indice Carpal ):
É feita uma radiografia da mão e punho esquerdos para avaliação dos centros ósseos de crescimento, os quais servem como indicadores do estágio de desenvolvimento do paciente (idade óssea). A avaliação da idade óssea é feita pelo método comparativo de Greulich-Pyle.
O estudo da Curva de Crescimento auxilia na determinação da época do Surto de Crescimento, dado importante para paciente em tratamento ortodôntico.

Voltar

 

Leia também

Unidade 2: Petrópolis
Centro de Tomografia Odontológica
Rua Maranguape, 72 / 504 - Fone (051) 3351-1202 - Petrópolis - Porto Alegre - RS
2ª a 6ª das 9:00 às 13:00h das 14:00 às 18hs.

A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico utiliza uma fonte ou tubo de rx que emite um feixe em forma de cone. O conjunto tubo-detector de rx realiza somente um giro de 360 graus em torno da cabeça do paciente adquirindo múltiplas imagens base que são enviadas ao computador e através de softwares  são reconstruídas ao final do exame gerando a imagem 3D com alta qualidade, riqueza de detalhamento , sem distorção ou ampliação.
Diferente das demais tomografias computadorizadas, a Tomografia Cone Beam apresenta baixa dose de radiação (menor que um levantamento completo periapical) e reduzida quantidade de artefatos provenientes de restaurações e próteses metálicas.

Leia mais...